Olá querido (a) irmão (ã).
Você esta recebendo em suas mãos este livro que é o fruto de muito trabalho, realizado por toda uma equipe, por tanto, adquira uma cópia digital no botão acima, como uma forma de manter este canal sempre aberto.
Olá querido (a) irmão (ã).
Você esta recebendo em suas mãos este livro que é o fruto de muito trabalho, realizado por toda uma equipe, por tanto, adquira uma cópia digital no botão acima, como uma forma de manter este canal sempre aberto.
Supervisão Editorial — Hermínia Santana
Revisão — Giselly Lima / Hermínia Santana
Diagramação — Ronildo da Cruz Ribeiro
Capa — Calede Santana
Impressão — Altemar Matos e João Daniel
Autor — João Nunes Santana
Primeira Edição - Janeiro de 2024
___________________________________________________________________________
Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.
____________________________________________________________________________
IDPB Manaus Moderna - Escritório
Rua Leopoldo Carpinteiro Péres, 640 - Petrópolis
CEP: 69063-510, Manaus - Amazonas - Brasil
Fone: +55 92 3663-2140
johnnunes@hotmail.com | idpbmminfo@gmail.com
Manaus, AM - Brasil
2024
Esta é também a oração mais conhecida do mundo, rezada ou citada diariamente por milhões de pessoas.
Quantas vezes você já a proferiu? Quantas vezes já repetiu essas palavras como se fosse uma simples reza? Mas, quantas vezes você já pensou no significado dessas palavras?
E qual foi o sentimento de Cristo? Será que Ele queria que suas palavras fossem apenas uma reza ou um mantra?
Ou teria Jesus um propósito mais profundo na oração do Pai nosso?
Nosso objetivo é entrar nos pensamentos de Cristo, estudar e analisar cada palavra que Ele falou nesta oração, para realmente entendermos o seu significado e vivermos aquilo que ele falou.
Por isso, é com grande alegria que apresentamos e convidamos você para juntos estudarmos essa série de estudos baseada na oração do Pai nosso.
Quanta riqueza há nas palavras de Jesus!
João Nunes Santana
Texto bíblico para leitura: Mt 6:9
Pai nosso, que estás nos céus...
1. Introdução. A grande pergunta é por que Jesus usou o termo Pai nosso? Ele poderia ter usado outro termo, tal como Senhor nosso, Deus nosso, ou o Altíssimo, o Eterno, mas ao invés disso ele usou Pai nosso?
2. Pai — (do latim patre; também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador). Esse é o primeiro termo que Jesus usa na oração. Pai é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica proveniente do casamento. Mas, por que Jesus usou esse termo?
3. Ele queria mostrar nossa origem. Todos temos uma só origem. Não viemos de um primata e nem somos frutos da evolução das espécies. Temos alguém que nos criou, que nos fez e que nos formou. Na verdade, quando olhamos para o planeta Terra, vemos que tudo foi feito para ser o lar do homem. Água líquida, distância do sol, a Lua que regula as marés e os animais. Quando olhamos para o corpo humano, vemos as mãos de um criador. Veja a formação e complexidade do DNA, nada disso é obra do acaso, mas das mãos de um criador. Foi por isso que Jesus começa essa oração usando o termo Pai.
4. Ele queria acabar com o formalismo. Será que existe um nome mais doce do que o termo Pai? A oração é um relacionamento de intimidade. Hoje não é diferente, muitos crentes agora chamam o Pai celestial de eterno. Não está errado, mas isso demonstra uma certa distância e falta de relacionamento com ele. É muito formal, é muito ritualístico e muito frio e distante.
5. O segundo termo que Jesus usa é "nosso". Por que Jesus usou o pronome possessivo “nosso”? Ele queria mostrar que a mesma pessoa que me criou, também criou você e criou todos os outros. Isso indica que temos todos a mesma origem e todos somos irmãos. As pessoas podem ter responsabilidades diferentes, mas diante de Deus, todos somos iguais.
6. O terceiro termo que Jesus usa é: Que estás no céu. Muito se tem discutido sobre a origem da vida e do ser humano. O que Jesus está falando aqui é que a nossa origem é celestial. A pessoa que criou o homem não é deste mundo. O homem não tem origem terrena, alguém veio aqui e nos fez e nos criou. Essa pessoa está nos céus.
7. Veja o que disse Davi (Sl 139). “Tu viste o meu corpo ainda informe”. Ele te conheceu antes de você nascer. Ele criou você no ventre de sua mãe. Você não é um acidente, você não está aqui por acaso, ele criou você. Por que você está aqui?
8. Ele queria dizer que o Pai tem um propósito. Por que Deus criou o homem? Ou por que ele criou você? Teria Deus um propósito na criação da humanidade? Pelas Escrituras, Deus, o nosso criador, não faz nada sem propósito. Não faz nada por fazer ou por acaso. Ele tem uma razão e um propósito em tudo que faz. Nós podemos não entender o propósito do universo, mas isso não significa que não tenha um propósito. Você ja sabe o propósito de sua vida?
9. Perguntas para discussão
a. Por que Jesus usou o termo "Pai"?
b. Por que Jesus usou o pronome possessivo "Nosso"?
0c. Como você entende o fato de Jesus dizer que este Pai nosso está nos céus?
d. Por que Deus criou o homem?
e. Por que Deus criou você?
Texto bíblico para leitura: Mt 6. 9
1. Introdução. Continuamos estudando cada termo da oração mais conhecida do mundo. E nesta lição, vamos procurar entender a intenção de Cristo ao proferir essa palavra. Nosso desejo é que, ao final deste estudo, você possa entender o que estava no coração de Jesus.
2. Santificado seja o teu nome
a. Santificado seja. O que significa: absolutamente separado, exaltado, respeitado, honrado, glorificado e adorado acima de tudo e de todos.
b. O teu nome. Que nome? O nome de Deus. O nome de Deus encontramos em (Êx 3.13,14). EU SOU O QUE SOU, em hebraico seria YHWH. Os hebreus reverenciavam de tal maneira esse nome que não o pronunciavam e assim se perdeu as vogais. É deste termo que se originou o termo JEOVÁ.
c. Conta a tradição. Quando os escribas antigos que copiavam os textos sagrados, toda vez que iam escrever o nome do Senhor, eles se levantavam e lavavam as mãos, usavam uma pena de ouro e tinham todo o cuidado para não pronunciar esse nome. De tal modo que, ao longo dos séculos, se perdeu a pronúncia do nome.
3. Você lembra do terceiro mandamento? (Ex 20.7). “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. O que é tomar o nome do Senhor em vão? É exatamente deixar de santificar esse nome, deixar de dar a honra e o respeito a esse nome, é o mesmo que brincar com esse nome, não levar a sério o respeito que devemos ter por esse nome.
4. Por que Jesus incluiu essa palavra na sua oração?
Deus não é nosso empregado que está ali para receber nossas ordens ou fazer o que queremos. Antes, devemos nos aproximar do Senhor com respeito, reverência, adoração, louvor, exaltando sempre o nome dele.
5. Sim, ele é Pai, mas ele também é Senhor. Quer dizer que devemos ter altíssimo respeito e honra por esse nome. Em hipótese nenhuma, podemos brincar com esse nome ou desconsiderar esse nome. A palavra santificar quer dizer separar para ser usado em momentos sagrados.
6. Como santificar esse nome? O nome do Senhor não é para ser santificado somente na hora que vamos orar. Mas sim em nosso viver diário. Por isso, devemos ter cuidado com nossas palavras. Quantas vezes falamos coisas ou brincamos com as coisas sagradas? Devemos também ter cuidado com nossas ações. Nossas atitudes, ações e atos muitas vezes profanam o nome do Senhor.
7. Perguntas para discussão
a. Por que Jesus incluiu essa palavra na oração do Pai nosso?
b. O que diz o terceiro mandamento?
c. O que significa o termo “santificado”?
d. Você tem santificado o nome do Senhor em sua vida?
Texto bíblico para leitura: Mt 6.10
Venha o teu Reino;
1. Introdução. A palavra reino ocorre quarenta e nove vezes em Mateus, dezesseis em Marcos e trinta e oito em Lucas — 103 vezes nesses três evangelhos! Jesus está ensinando seus discípulos a orar. Então, por que ele diz essa frase em sua oração? O que quis dizer com essa palavra? Que verdade ele queria nos mostrar? Qual era o seu pensamento e intenções quando disse isso?
2. Jesus falou muito sobre o reino de Deus
a. Qual foi a primeira mensagem de Cristo? “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Jesus não veio trazer uma nova religião, ele veio trazer o reino de Deus”. Mt 4.17.
b. Qual era a maior paixão de Jesus? (Lc 4:43). Esse foi o tema principal de sua pregação. Jesus disse: “Devo pregar as boas novas do reino de Deus por outras cidades também, porque foi para isso que fui enviado”.
c. O que foi que Jesus disse a Pilatos? “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”. (Jo 18.36).
]
d. Depois de ressuscitar, sobre o que Jesus pregava? “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”. (At 1.3).
3. O que é a Bíblia? A Bíblia não é um livro religioso. Se fosse, seria chamada de devocional de Deus. Mas a Bíblia é chamada de Lei. A Bíblia é o livro da Lei do reino de Deus. É a Constituição do reino de Deus. Quer saber como os cidadãos do reino de Deus devem viver? Estude a Bíblia.
4. O que Jesus quis dizer com: venha o teu reino? (Mt 6.10)
a. As coisas desse reino o dinheiro não compra. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas Justiça, Paz, e Alegria no Espírito Santo”. (Rm 14.17).
b. Esse reino deve ser uma prioridade. “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça. Priorize o reino, deixe o reino entrar em sua casa, em sua vida. Deixe o rei governar. Venha para o reino da luz, da paz e da harmonia”. (Mt 6.33)
c. Esse reino deve ser desejado e buscado. Jesus disse: “venha O Teu Reino”. Eu preciso desejá-lo, chamá-lo, buscá-lo. Venha o teu reino na minha vida, na minha casa, na minha família, nos meus negócios.
d. O caminho para o reino já foi pavimentado. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. (Col 1.3). O império usa a força, a violência, a brutalidade e escraviza.
5. Perguntas para discussão
a. Qual foi a primeira mensagem de Cristo?
b. Qual era o tema sobre o que Jesus mais falava?
c. Por que podemos afirmar que a Bíblia não é um livro religioso?
d. O que Jesus quis dizer ao falar: venha o teu reino?
Texto bíblico para leitura: Mt 6. 10
1. Introdução. Mais uma vez queremos tratar sobre a questão da vontade. Desta vez Jesus está ensinando seus discípulos a orar e então faz essa declaração. Queremos saber o que isso significa uma vez que ele fala no contexto da oração.
2. O que é a vontade? A faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar aquilo que quer.
a. Vontade é uma força interior. Que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza. Desde bem criança o ser humano já demonstra ter vontade própria. O maior desafio do homem é saber controlar a sua vontade.
b. A Bíblia chama de arbítrio. Quando Deus nos criou, ele não nos criou robôs que não têm vontade própria, mas que obedecem porque são controlados e programados para obedecer a comandos.
c. O próprio Deus respeita a vontade do homem. Não podemos ser obrigados a obedecer a Deus, não podemos fazer nada para Deus pela força ou por constrangimento. O próprio Deus não quer esse tipo de obediência porque o arbítrio é uma coisa sagrada que ele deu ao homem.
3. A vontade de Deus. O que é a vontade de Deus? Deus não é um robô, não é uma força, Deus não é o universo, Deus não é a natureza, Deus é uma pessoa. Ele não faz nada por fazer, e em tudo que faz ele tem um propósito. Deus que nos criou tem um plano, tem um propósito para cada pessoa que ele criou. Se Deus criou você, então, ele tem um propósito para sua vida, isto é a sua vontade para você.
a. Onde encontramos a vontade de Deus? Moisés, falando para os israelitas, disse que “a vontade de Deus não está encoberto, nem está longe, não está no céu e nem além do mar. A vontade de Deus está muito perto de ti”. (Dt 30.11-14). E essas palavras encontramos nas Escrituras Sagradas.
b. Como saber a vontade de Deus? (Ml 3.6). Deus não se contradiz. Ele não muda como os homens. Ele não quer uma coisa hoje e outra amanhã, como os homens. Por isso sua vontade sempre está de acordo com sua palavra.
c. A vontade universal de Deus é que todos sejam salvos, que todos venham a conhecer Jesus, que todo aquele que invocar o nome do Senhor seja salvo.
d. Mas, Deus também tem vontade específica ou individual para cada pessoa. Todos serão pastores? Todos serão profetas? Todos serão missionários? Todos terão a mesma experiência com Deus? Não! Como saber a vontade específica de Deus? Ele vai revelar para você a medida que você anda com ele.
4. Jesus disse: Seja feita a tua vontade.
a. Porque a vida longe da vontade de Deus é dura? “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. (Ef 2.2,3).
b. A vida fazendo a vontade de Deus é leve. Sua vida tem propósito, tem sentido e tem rumo. Posso dizer como o salmista: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente as águas tranquilas, refrigera a minha alma”. (Sl 23).
5. Perguntas para discussão:
a. Fazendo a vontade da carne, dos pensamentos e do mundo, o que você ganhou?
b. Você não gostaria de hoje escolher a vontade de Deus?
c. Você não gostaria de voluntariamente dizer Pai, fazendo a minha vontade só ganhei perturbação para minha alma, mas hoje quero que tua vontade seja feita em minha vida como ela é feita no céu.
Texto bíblico para leitura: Mt 6. 11
1. Introdução. Quantas vezes fazemos essa oração ou repetimos essas palavras, mas não pensamos no significado do que estamos falando, outras vezes apenas repetimos como se fosse uma reza.
2. Mas, o que Jesus estava realmente falando quando disse isso? O que ele tinha em sua mente? O que ele queria nos ensinar ao falar essas palavras?
3. O que essa expressão realmente quer dizer?
a. Pão significa. Tudo o que o homem precisa para viver. O ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que comemos, o teto e o cobertor que nos cobrimos, o trabalho e o sustento da vida humana como um todo. Davi reconhece que tudo vem das mãos do Senhor (Sl 103. 1,2).
b. Como estrangeiros implorando. Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. Davi coloca que somos como estrangeiros e peregrinos que precisam de pão para sobreviver em sua longa viagem pela vida (I Cr 29.15).
c. Como um grito da alma. Você agora pode estar numa situação confortável, mas há muitos que realmente vão dormir sem ter nenhuma certeza sobre o dia de amanhã. Mas não se esqueça que a coroa não dura para sempre (Pv 27.24).
d. Não somos autossuficientes. Muitas vezes esquecemos que não somos autossuficientes. Todos os dias precisamos dos benefícios do Senhor para sobreviver. O seu dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar; o remédio, mas não a saúde, comprar uma cama, mas não o sono; comprar pessoas, mas não amigos.
e. Não é o pão meu. Jesus não está falando do meu pão, mas do pão nosso. Não pode ser a preocupação somente com o que é meu, mas com a sobrevivência dos que estão em nossa volta. Por que Deus colocou bens em sua mão? Você já se perguntou? Por que Deus te deu esse emprego? Essa casa ampla? Por que ele te deu mesa farta? Para você contribuir com a obra dele e abençoar outros também. (Lc 12.16-21).
f. Abençoe outros com aquilo que Deus tem te dado. Todos os meses temos as primícias, onde cada pessoa traz um kg de alimento e com isso ajudamos famílias em situação de risco. Não fique com a benção só para você.
4. Três coisas mais que Jesus falou sobre o pão
a. Nem só de pão viverá o homem (Mt 4.4). Jesus disse que existe algo mais importante do que pão. “Está escrito: mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. O nosso verdadeiro alimento é a palavra de Deus.
b. Não andeis, pois, inquietos (ansiosos), “dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;” (Mt 6.30-32)
c. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33).
5. Perguntas para discussão:
a. Por que Jesus usou esse termo em sua oração?
b. Você já pensou em quantas coisas que recebemos de Deus e nem percebemos e por isso também não somos gratos?
c. Quem pode nos garantir que teremos um outro dia amanhã?
d. Quem pode nos assegurar que a terra vai continuar girando? Que as plantas vão continuar nascendo? Que os grãos vão continuar brotando da terra? E que você viverá mais um dia neste mundo?
e. Por isso, em quem devemos colocar a nossa confiança?
Texto bíblico para leitura: Mt 6.12
1. Introdução. Nesta mensagem, queremos estudar apenas as três palavras que Jesus falou nessa frase. Nesta primeira, veremos que se trata da relação homem versus Deus. Na próxima, queremos tratar do trinômio: homem, seu irmão e Deus.
2. Dívidas (Mt 18.21-27). Qual é a sua dívida para com Deus? Na parábola do servo incompassivo, Jesus explica o que seria essa dívida:
a. Jesus fala sobre um senhor que chamou seus servos para prestar contas. E trouxeram um que devia 10 mil talentos (v. 24).
b. O que seriam 10 mil talentos hoje?
c. Ora, cada talento (unidade de medida do dinheiro naquela época) equivalia a 6 mil denários. E cada denário era igual a 1 dia de trabalho. Fazendo as contas: 1 dia de trabalho era igual a 1 denário.
d. 1 talento era igual a 6 mil denários, ou seja, 1 talento era a 6 mil dias de trabalho. Em outras palavras, 1 talento era igual a pouco mais de 16 anos de trabalho. Caso a dívida fosse 1 talento, seria necessário que o homem trabalhasse para Deus por 16 anos, a fim de saldá-la.
e. Mas, a dívida era de 10 mil talentos, ou seja, 60 milhões de denários. Mais de 164.383 anos de trabalho.
f. E como saldar essa dívida? Quem vive tanto tempo assim? Essa era a dívida colossal e impossível de ser paga por uma pessoa. Era simplesmente impagável.
g. Não tendo ele com que pagar, mandou que fosse executada a dívida, ou seja, fossem vendidos tudo o que tinha, incluindo sua mulher e filhos. (v.25)
h. Então, aquele servo, prostrando-se, o adorava, dizendo: senhor, sê generoso para comigo e tudo te pagarei (v. 26).
i. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e lhe perdoou a dívida (v. 27).
3. Perdoar. É o mesmo que absolvição, remissão, indulto, indulgência, misericórdia, isenção, expiação, mercê, anistia e relevação. No sentido bíblico da palavra, temos ainda:
a. Afastar das transgressões. “Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões”. (Sl 103.10-12).
b. Tornar a escarlata em branco. “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve. Esse é o poder transformador de Jesus”. (Isaías 1:18).
c. Apagar transgressões. “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e eu não vou lembrar de seus pecados”. (Isaías 43.25).
d. Um Deus grandioso em perdoar. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. (Is 55.7).
e. Como lançar os pecados nas profundezas do mar? “... Tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”. (Miqueias 7.19).
f. No sentido de remir. “Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados. Remir é o mesmo que comprar alguém em um mercado de escravos”. (Ef 1.7).
g. No sentido de propiciação. “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também para o mundo inteiro. Propiciação é o mesmo que ser coberto com o sangue de Jesus”. (1 João 2: 1-2).
4. Perguntas para discussão:
a. Por que Jesus usou o termo “Dívidas”?
b. O que significa o termo “Perdoar”?
c. Por que Jesus usou o termo “Nossas”?
d. Você já teve a experiência de ter suas dívidas perdoadas?
Texto bíblico para leitura: Mt 6.12
1. Introdução. Você sabia que a maneira como trato a dívida do meu irmão impacta diretamente a dívida que tenho para com Deus? Quantas pessoas já foram ofendidas por alguém? Quantas pessoas já foram maltratadas por alguém? Quantas pessoas já foram humilhadas, abandonadas, exploradas e até abusadas por alguém? Esta é a dívida que seu irmão tem com você. O que Jesus fala sobre isso? Neste estudo, queremos aprender o que Jesus fala sobre a dívida que nosso irmão tem para conosco ou a dívida que seu irmão tem para com você.
2. Você ainda se lembra da sua dívida? (Mt 18. 21-27). Jesus fala de um homem que devia 10 mil talentos (v. 24).
a. O que seria 10 mil talentos hoje?
1 talento = 6000 denários.
10.000 talentos = 60.000.000 denários
60.000.000 de denários: 356 dias = 164.383 (cento e sessenta e quatro mil, trezentos e oitenta e três anos de trabalho).
A dívida era de 60.000.000 (sessenta milhões) de denários.
b. O que foi que você fez diante de uma dívida astronômica?
Então, aquele servo (que era você), prostrando-se, o adorava dizendo: Senhor, sê generoso para comigo e tudo te pagarei. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e lhe perdoou a dívida (v. 27)
3. Quanto era a dívida de seu irmão? “É dito que aquele homem, tendo saído da presença do rei, encontrou um dos seus irmãos que lhe devia 100 denários”. (Mt 18. 28).
Quanto é cem denários?
Comparando 100 denários com 60 milhões de denários.
Em termos percentuais? 100 de 60.000.000? São exatamente 0,000016667%. Isso é tão pequeno, mas tão pequeno que é próximo do nada, um valor absolutamente irrisório. Não se podia nem considerar ou ser considerado.
4. Jesus disse: assim como perdoamos os nossos devedores. O que Cristo quis dizer com isso? (Mt 6.12).
a. Que Deus está pronto a perdoar, à medida que estou disposto a liberar o perdão para o meu devedor.
b. Que o perdão de Deus é retido quando eu não libero o meu irmão.
c. Você perderia o perdão de 60 milhões por causa de 100?
d. Quantas pessoas estão perdendo tudo, paz, gozo, alegria, saúde e vida, pelo nada?
e. Você perderia o céu com toda a sua glória por algo insignificante?
f. Esse é o maior risco que corremos. Por isso, a palavra diz sobre guardar o coração (Pv 4.23).
5. Perguntas para discussão:
a. Por que Jesus usou o termo: “Assim como nós perdoamos os nossos devedores”?
b. Quem são os seus devedores?
c. O que seus devedores devem a você?
d. Os seus devedores devem mais a você do que você deve para Deus?
e. Você não acha, à luz do que Jesus nos ensina, que já é hora de perdoar os seus devedores?
Texto bíblico para leitura: Mt 6. 13
1. Introdução. Jesus disse: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”. Jesus fala a palavra “Tentação”. Gostaríamos de meditar um pouco nessa palavra. Nosso objetivo é entender o que Jesus está dizendo. Por que ele disse isto? Qual é a importância disso para nós? Vamos começar procurando entender o que é a tentação.
2. O que é a tentação? Tentar é instigar, seduzir, fascinar, provocar, despertar, induzir, excitar e engodar. Então, tentação é uma instigação interior que produz um desejo ardente por algo contrário à vontade de Deus. Pode ser por uma pessoa, uma coisa, um objeto, uma posição, uma situação.
3. Qual é a origem da tentação? “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Toda tentação é de origem maligna”. (Tg 1.13).
4. Quando acontece a tentação? “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. A sequência é (1) Atração, (2) Sedução, (3) Decisão; (4) Ação, (5) Morte. (Tg 1. 14,15).
5. Qual é o objetivo da tentação? Nesta mesma oração, logo depois de dizer: não nos deixes cair em tentação, ele disse: livra-nos do mal. O objetivo da tentação é o mal. O mal é cair ou ceder a tentação. O mal é entristecer o Espirito Santo. O mal é colocar você no território do inimigo. O mal é separar você de Deus. O mal é arrastar você para a perdição e para o inferno. (Jo 10.10).
6. O que a Bíblia recomenda?
a. Pisamos em terreno minado. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. Vigilância é atenção e cuidado. Não fique de bobeira, perambulando por lugares indevidos, ou vendo coisas erradas, se proteja com a Palavra de Deus, em oração e na igreja sempre”. (Mt 26.41).
b. Sempre haverá um escape. “Não sobreveio tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar”. (I Cor 10.13).
c. Não busque riqueza. “Os que querem ficar ricos caem em muitas tentações”. (I Tm 6.9).
d. Cuide de seus pensamentos. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. (Col 3.2).
e. Estabeleça o limite para si mesmo. “Faça como Jesus: Não estou aqui para fazer a minha vontade, pronto. Por que ele disse isto? Ele sabia que a vontade do homem sempre o conduz a grandes tentações que induzem a queda”. (João 6.38).
7. Perguntas para discussão:
a. O que Jesus quis dizer com a expressão: não nos deixe cair em tentação?
b. Preste bem atenção. Se aquilo que você tanto quer e que não sai de sua mente, te conduzem a vaidade pessoal, ao orgulho, a mostrar que você é grande.
c. Se isso que você tanto deseja. Te conduzem a se afastar da igreja, a quebrar a palavra de Deus, cuidado. Isto é uma cilada. Você está sob fogo do diabo.
d. O Senhor Jesus Cristo está aqui para livrar você, meu irmão. Ele é o Deus que escuta quando dizemos de todo o nosso coração: não me deixes cair em tentação, mas livra-me do mal.
Texto bíblico para leitura: Mt 6. 13
Porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre
1. Introdução. Jesus ao concluir sua oração do Pai-nosso, disse: porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Cada palavra de Jesus conta. O que ele quis dizer com essas três palavras? O que é o reino? O que é o poder? E o que é a glória? Nesse estudo queremos convidar você a meditar conosco sobre essas três palavras que Jesus falou.
2. Reino. Jesus disse: Teu é o reino. O que é um reino? Reino é um estado ou um país governado por um rei. Jesus falou muitas vezes sobre o reino.
a. Arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus. Jesus não veio trazer uma religião, não vai trazer uma denominação, nem uma organização religiosa, nem a religião cristã, mas o reino de Deus. (Mt 4.17).
b. O meu reino não é deste mundo. Jesus está falando da natureza deste reino. Não desta criação, não é como os outros reinos que são passageiros, seu reino é eterno. (Jo 18.36).
c. A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus. Jesus falou sobre os mistérios do reino de Deus. (Mc 4.11).
d. O reino dos céus é semelhante ao um tesouro escondido. O reino é algo valiosíssimo. Não há nada neste mundo que se compare em valor ao reino de Deus. Só que está escondido. Poucas pessoas o encontram. (Mt 13. 44).
e. O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia. Jesus falou em várias de suas parábolas sobre a semelhança que existe entre o ato de semear e como opera o reino de Deus. (Mt 13. 24).
f. Você já encontrou esse tesouro? Já é um cidadão deste reino? Sabe como entrar nesse reino? Já conhece as leis que governam esse reino? Você se comporta e age como verdadeiro homem e mulher do reino?
3. Poder. Jesus disse: “teu é o reino e o poder”…
a. O rei da Inglaterra não governa seu país. Ele é apenas uma figura simbólica do país.
b. O que Jesus está dizendo aqui é que este rei celestial está de fato em seu trono. Ele não é apenas simbólico, mas que este rei tem o poder, o domínio, o governo em suas mãos. Quem manda é ele.
c. Jesus disse: é me dado todo o poder no céu e na terra. Alguém já disse: aquele homem tem muito poder, mas não pode tudo. Que grande verdade! Somente um pode tudo. Somente um pode fazer qualquer coisa. (Mt 28. 18).
d. Você já experimentou o poder deste rei? Que atende ao necessitado? Sabia que ele já liberou o seu poder na vida de muitos? Davi, uma vez disse que “ele esperou com paciência pelo rei que se inclinou para ele e o tirou de um charco de lodo e de um tremendal de lama”. (Sl 40.1).
e. O que você gostaria de pedir ao rei? Sabia que ele tem todo o poder em suas mãos? Que este rei pode fazer qualquer coisa? E que nada é impossível para ele?
4. Glória. Jesus disse: “Teu é o reino, o poder e a glória para sempre”. (Mt 6. 13b).
a. O que é a glória? Glória é algo muito difícil de definir. Glória é a maravilha, a beleza, o esplendor, a majestade, a formosura, grandeza de Deus.
b. Moisés disse: rogo-te que me mostre a tua glória. O que Moisés está pedindo? Acostumado ver a glória dos faraós do Egito, agora ele pede para ver a glória do rei dos céus. (Ex 33.18).
c. Jesus fala de uma glória que ele tinha junto ao Pai antes da fundação do mundo. Não temos a menor ideia do que ele está falando aqui nesta palavra. Mas como seria ver essa glória? (Jo 17. 5).
d. Grande glória. “Então aparecerá o sinal do Filho do homem vindo nas nuvens com poder e grande glória”. (Mt 24. 30).
e. Isaías viu um pouco desta glória. Poucos homens viram a glória, Isaías foi um deles. (Is 6. 1-4).
5. Perguntas para discussão
a. O que é o reino de que Jesus está falando?
b. De que poder Jesus está falando?
c. Como você define o termo “glória”?
d. Você já faz parte do reino de Jesus?
e. Você já experimentou o poder de Jesus?
f. Você já sentiu a presença da glória de Jesus?
Texto bíblico para leitura: Mt 6.9-15
1. Introdução. Ao chegarmos no final deste livro, queremos chamar sua atenção para algumas palavras que Jesus falou nesta oração. Nosso objetivo é levar você a lembrar de quão profundas são essas palavras.
2. Pai (v. 9). “Pai nosso que estás nos céus”. Não somos frutos de um processo evolutivo de espécies, e nem viemos de um primata. Nossa origem vem de um Pai que está nos céus. Como todos temos o mesmo Pai, então, todos somos irmãos. Como você santifica o nome deste Pai em sua vida?
3. Reino (v. 10). “Venha O Teu Reino”. Jesus não veio trazer uma religião, e nem a Bíblia é um livro religioso. Jesus veio trazer o reino dos céus. Venha o teu reino, quer dizer, venha com o teu reino até nós. Você já faz parte do reino dos céus? (Mt 4.17)
4. Vontade (v. 10). “Seja feita a Tua Vontade”. Não seja dirigido, conduzido nem guiado por seus desejos, pela maneira como você pensa, ou como acha que são as coisas. O que o Pai celestial quer, é o melhor para você. Fazendo a sua vontade, o que você ganhou?
5. O pão (v. 11). “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Muitas pessoas ricas já morreram de fome porque não havia nada no mercado para elas comprarem. Você sabia que não é o seu dinheiro que coloca o pão na sua mesa? O suprimento diário vem do Senhor.
6. Dívidas (v. 12). “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores”. Lembra do homem que devia 10 mil talentos? E cada talento era igual a 6 mil denários e cada denário era igual a um dia de trabalho? E que o total da dívida chegava a 60 milhões de denários ou 164.383 anos de trabalho? Esse mesmo homem perdeu tudo por causa de uma dívida de 100 denários que seu irmão tinha com ele. Quantas pessoas já perderam o céu, a presença de Deus por causa de uma coisa que é nada? (Mt 18. 21-27).
7. Tentação (v.13). “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Cair em tentação é ceder aos desejos do nosso inimigo, é colocar o pé fora do limite de segurança que Deus estabeleceu para nós, é estar em território do inimigo. Qual é a maior tentação para você? (I Pe 5.8).
8. Glória (v.13b). “Porque Teu é o Reino e o Poder e a Glória para sempre”. Entendemos bem o que é um reino (um país governado por um rei), sabemos o que é o poder (governo, autoridade, força), mas será que entendemos o que é a glória?
Glória é a sua majestade, sua grandeza, seu resplendor, seu brilho, beleza real, sua formosura, sua resplandecência. Está absolutamente fora da imaginação humana. Nenhum ser humano jamais viu a glória do Senhor. Ah se seus olhos se abrissem em uma fração de segundos para contemplar a glória desse Rei celestial! Sua vida nunca mais seria a mesma.
9. Faça um breve comentário sobre cada uma dessas palavras de Jesus
a. Pai nosso.
b. Santificado seja o Teu Nome.
c. Venha o Teu Reino.
d. Seja feita a Tua Vontade.
e. O pão nosso, nos dá hoje.
f. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aqueles que nos devem.
g. Não nos deixes cair em tentação.
h. Teu é o Reino, Poder e Glória para sempre.
Texto bíblico para leitura: Mt 6.9-15
1. Introdução. Ao chegarmos no final deste livro, queremos desafiar cada irmão a escrever a sua oração do Pai nosso baseada no que você aprendeu ao longo deste estudo. Complete a frase com suas próprias palavras.
2. Pai nosso que estás nos céus (v. 9)
Minha oração: Como é bom saber que tenho um Pai. Eu te adoro porque tu és meu Pai, eu não sou fruto do acaso, e nem da evolução. Tu me fizeste no ventre de minha mãe. Foste tu quem me colocou neste mundo, devo minha vida a ti, tu és a minha fonte, a minha origem.
3. Santificado seja o teu nome (v. 9)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Venha o teu reino (V. 10)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Seja feita a tua vontade (v. 10)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. O pão nosso de cada dia nos dá hoje (v. 11)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores. (v. 12)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. (v. 13)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Porque teu é o reino e o poder e a glória para sempre (v. 13)
Minha oração:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________